quinta-feira, 17 de março de 2011

Natação - Visão Geral

- A Natação será disputada em 32 provas (16 masculinas e 16 femininas), sendo distribuídas 96 medalhas (32 de ouro, 32 de prata e 32 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 900 entre homens e mulheres.
- O principal critério de qualificação é atingir os índices divulgados pela FINA (Federação Internacional de Natação) para cada prova. Esses índices devem ser obtidos em competições aprovadas pela Federação. Serão publicados índices A, mais difíceis, e índices B. O período para obtenção dos índices A será de 1º de março de 2011 a 3 de julho de 2012 e para os índices B de 1º de março de 2011 a 1º de junho de 2012.
- Para cada prova individual um país poderá qualificar até 2 nadadores, desde que ambos tenham alcançado o índice A.
- Para as provas de revezamento estarão qualificados os 12 melhores países classificados nas respectivas provas do Campeonato Mundial de Natação de 2011. Mais 4 países, em cada prova, obterão a vaga baseado nos melhores tempos alcançados entre 1º de março de 2011 e 1º de junho de 2012. Cada país terá direito a 4 nadadores qualificados para cada revezamento classificados. Os atletas classificados nas provas individuais podem participar de qualquer revezamento. Cada país poderá solicitar um número adicional de nadadores para os revezamentos caso for de seu interesse. A quantidade de nadadores adicionais estará limitada ao dobro do número de revezamentos classificados. Os nadadores adicionais deverão ter obtido o índice B na prova individual de mesma distância e estilo do revezamento para poderem participar.
- Caso algum país não tenha nenhum nadador ou nenhuma nadadora com índice A, poderá solicitar um convite para um homem e/ou uma mulher, conforme a situação, desde que este nadador ou nadadora tenha competido no Campeonato Mundial de Natação de 2011 em Shangai. O número de atletas convidados não poderá ser superior a 150.
- Caso o país não tenha nadadores com índice A em uma determinada prova, mas tenha um atleta com índice B, este nadador será incluído em um Ranking de Qualificação Olímpica. Este ranking será geral para os nadadores de todas as provas e sexo. Será usada a Tabela de Pontos da FINA para equiparação do desempenho dos atletas entre as provas. Baseado neste ranking estarão classificados tanto nadadores quanto forem as vagas disponíveis até atingir o limite máximo de 900 competidores.
- Nadadores que se classifiquem em qualquer prova poderão competir em outras, desde que tenham obtido o índice B para estas provas.
- O país sede não terá nenhuma vaga reservada. Deverá obtê-las pelos critérios anteriores.
- A CBDA (Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos) costuma definir índices superiores para os nadadores brasileiros obterem a classificação. Esses índices ainda não estão disponíveis.

Links:
Federação Internacional de Natação
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos

5 comentários: